The block construction of Etherna allows for very easy content creation. Some things just cannot be made easier.

Dê preferência aos sabonetes líquidos suaves

Os sabonetes são nossos aliados nos cuidados diários, mas devemos ficar atentos à irritação que os mesmos podem causar em nossa pele!

Principalmente quando se trata de uma pele ressecada, dê preferência aos sabonetes líquidos! Mas o que os torna diferentes dos sabonetes em barra?!

Ao contrário do que muitos pensam, não é a textura; a grande diferença entre eles está no pH.

O pH fisiológico da pele é ácido, girando em torno de 5 a 6, enquanto o pH dos sabonetes em barra ficam em torno de 7,0 (pH neutro) ou maior que 7,0 (pH básico) devido às matérias-primas altamente alcalinas responsáveis por conferir consistência aos mesmos.  Já os sabonetes líquidos não possuem tais substâncias, portanto a grande maioria deles tem pH fisiológico, igual ao da pele. Isto quer dizer que, se o pH da pele é mais ácido, então quando se usa um sabonete mais básico (pH 7,0 ou maior) ocorre uma desestruturação do manto hidrolipídico levando a um ressecamento da pele, deixando-a desprotegida.

Além disso, sabonetes que contém em sua composição surfactantes agressivos acabam retirando a hidratação natural da pele, fazendo com que a mesma perca água mais facilmente, tornando-se desidratada.

Por isso, recomendamos o uso de sabonetes líquidos e que contenham em sua composição surfactantes suaves.